ESTUDO SOBRE O MARKETING DE RELACIONAMENTO NO VAREJO FARMACÊUTICO

Autores

  • Geraldina Steil UNETVALI
  • Patrícia Monteiro Gorni UNISOCIESC Blumenau_SC

Palavras-chave:

administração, Marketing de relacionamento, Varejo farmacêutico. Fidelização de clientes

Resumo

Em um ambiente caracterizado pela concorrência acirrada e similaridade entre as organizações, a conquista de novos clientes, constantemente, torna-se cada vez mais difícil. Dessa forma, a retenção e manutenção dos clientes figuram como o meio mais eficiente de sobrevivência e lucratividade entre as empresas. Sendo assim, o marketing de relacionamento adquire relevância e constitui um diferencial para as organizações em um mercado cujo foco é o cliente. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar as ações de marketing de relacionamento desenvolvidas pela farmácia D’ Mais. Para tanto se utilizou a pesquisa quantitativa e qualitativa, e a coleta de dados foi por intermédio de entrevista com a gerente proprietária e formulário com os clientes. Os resultados demonstraram que o marketing de relacionamento empreendido pela farmácia apresenta eficiência na atração e retenção dos clientes, gerando percepção de valor, no entanto, para melhorar a competitividade, torna-se necessário o aperfeiçoamento e implantação de algumas
ações. Foi possível concluir que o marketing de relacionamento representa um aprimoramento do marketing tradicional e constitui um elemento relevante para as organizações frente à competitividade instalada no mercado.

Biografia do Autor

Geraldina Steil, UNETVALI

Autor

Patrícia Monteiro Gorni, UNISOCIESC Blumenau_SC

autor

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Publicado

2020-11-01

Como Citar

Steil, G., & Gorni, P. M. (2020). ESTUDO SOBRE O MARKETING DE RELACIONAMENTO NO VAREJO FARMACÊUTICO. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 1(1), 1-11. Recuperado de http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/1

Edição

Seção

Artigos