O PAPEL DO PROFESSOR PRESENCIAL E DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO HÍBRIDO

Autores

  • Arquelau Pasta UNISOCIESC Blumenau_SC

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Docente, Tecnologia da Informação e Comunicação, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

O artigo explora o uso da tecnologia da informação e comunicação na educação como aliado na implementação da modalidade de ensino híbrido que tem utilizado novos recursos para alterar a experiência de ensino e aprendizagem, assim como o papel do professor diante esta metodologia de ensino. O presente artigo é fruto da pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa, desenvolvida no curso de Especialização em Tecnologias Educacionais. O estudo busca a reflexão sobre a modalidade de ensino híbrido, desde a conceituação desse modelo até sua relevância no processo formativo de professores. Outrossim, este artigo procura, também, entender quais as contribuições o ensino híbrido pode apresentar para desenvolver práticas pedagógicas inovadoras para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem. Para tal, foi realizada uma análise dos modelos de ensino híbrido e suas perspectivas de utilização em sala de aula. Cabe salientar que o ensino híbrido oportuniza aos alunos uma aprendizagem mais autônoma, tornando-os agentes de sua própria aprendizagem, permitindo com que ele expanda suas habilidades e as coloque em prática. Não obstante, deve-se capacitar os professores para que estes estejam preparados para potencializar a aprendizagem dos alunos nesta nova metodologia de ensino.

Biografia do Autor

Arquelau Pasta, UNISOCIESC Blumenau_SC

Professor e Pesquisador

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Publicado

2020-11-13

Como Citar

Pasta, A. (2020). O PAPEL DO PROFESSOR PRESENCIAL E DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO HÍBRIDO. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 5(1), 9-28. Recuperado de http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/102

Edição

Seção

Artigos