ECONOMIA CRIATIVA EM EMPRESAS E PROFISSIONAIS DE MANUFATURA

Autores

  • Thiago André Smaniotto Unisociesc Blumenau
  • Michael Samir Dalfovo Unisociesc Blumenau

Palavras-chave:

Economia Criativa, relevância, importância, empresas e profissionais de manufatura, fatores que compõe a economia criativa

Resumo

A compreensão do tema economia criativa e sua influência no mercado econômico como um todo é relevante, não apenas para organizações, governo e comunidade acadêmica, mas também para indivíduos comuns que a utilizam no dia a dia. Apesar de fazer parte do cotidiano das pessoas através de produtos e serviços consumidos diariamente, muitos ainda desconhecem a importância desse setor. Este estudo apresenta um modelo de análise dos fatores que compõe a economia criativa em empresase profissionais de manufatura, a partir de três indicadores, PI perfil e ideologias, MS dimensão de inovação da estratégia e ES dimensão do contexto social da estratégia. Dados de uma pesquisa com 148 negócios brasileiros de manufatura do sul do Brasil, foram utilizados para a realização de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, o método de coleta utilizado caracteriza-se como Survey, a análise de dados ocorreu via software SPSS por meio de uma análise fatorial confirmatória. Após a análise dos dados constatou-se que o fator que mais se destacou foi a MS Dimensão da Inovação da Estratégia, com escore de 0,97 (97%), seguido do ES dimensão do contexto social da estratégia, com escore de 0,93 (93%) e por fim PI perfil e ideologias com 0,90 (90%).

Biografia do Autor

Thiago André Smaniotto, Unisociesc Blumenau

Pesquisador

Michael Samir Dalfovo, Unisociesc Blumenau

Professor, Pesquisador e Dr.

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Publicado

2020-11-16

Como Citar

Smaniotto, T. A. ., & Dalfovo, M. S. . (2020). ECONOMIA CRIATIVA EM EMPRESAS E PROFISSIONAIS DE MANUFATURA. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 6(2), 388-414. Recuperado de http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/110