ANÁLISE DOS FATORES QUE COMPÕEM ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA
Palavras-chave:
Prática, Práxis, Praticantes, Estratégia e EstrategistasResumo
O objetivo da pesquisa é analisar os fatores que compõema estratégia como prática, por meio de uma análise da variância por segmento. Para tanto, obteve-se uma amostra e 568 líderes respondentes do setor de manufatura, comércio e serviços de diferentes portes, em uma região do Sul do Brasil. A pesquisa foi caracterizada do tipo não probabilística por conveniência, como instrumento de pesquisa utilizou-se o questionário com abordagem quantitativa. Os resultados apontam que a estratégia é praticada em todos os níveis hierárquicos, de maneira colaborativa, por pessoas altamente capacitadas, que se tornam consultores nas decisões da diretoria. As práxis nas empresas são voltadas para o desempenho da estratégia com resultados mais imediatos, do que a longo prazo. Também foi constatado que as práticas vêm de observações do cotidiano, tanto do ambiente interno, quanto do externo e tem seus efeitos percebidos em toda sociedade, nas falas e pelo comportamento dos estrategistas. Pode-se perceber que todas as práticas estratégicas adotadas pelos estrategistas nas empresas, impactam não só as empresas, mas a sociedade como um todo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os direitos, inclusive os de tradução são reservados. Os autor(es) autoriza(m) a Revista Reis publicar, na íntegra, o(s) resultado(s) do(s) seu(s) trabalho(s).