ANÁLISE CUSTO VOLUME LUCRO : UM ESTUDO NA EMPRESA FORTAFTA DISTRIBUIDORA DE AUTOPEÇAS LTDA
Palavras-chave:
A nálise custo volume lucro, Margem de contribuição, Ponto de equilíbrio, Margem de segurança, Alavancagem operacionalResumo
Este artigo tem como objetivo verificar a aplicabilidade da análise custo volume lucro (CVL) no processo de tomada de decisão dentro de determinada empresa. Esta análise compreende o cálculo e estudo da margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança e alavancagem operacional. Para alcançar o objetivo, aplicou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa, utilizando como método a análise documental de uma empresa localizada em São Paulo que tem como principal atividade a revenda de lubrificantes automotivos. Por meio do estudo pôde-se concluir que a empresa desconhecia a aplicabilidade da ferramenta da análise custo volume lucro, onde foi demonstrado no trabalho que ao aplicar, ficou evidenciado que a empresa não obtinha resultado positivo, ao analisar isoladamente a atividade comercial, e o ponto eequilíbrio não foi atingido em alguns produtos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os direitos, inclusive os de tradução são reservados. Os autor(es) autoriza(m) a Revista Reis publicar, na íntegra, o(s) resultado(s) do(s) seu(s) trabalho(s).