ÉTICA DOCENTE APLICADA AO PROFESSOR DO CURSO DE DIREITO: REFLEXÕES PRELIMINARES À LUZ DA DOUTRINA BRASILEIRA
Palavras-chave:
Ética, Docência, Curso de DireitoResumo
O profissional da educação é considerado uma referência importante para os estudantes, podendo servir-lhes de espelho para o futuro profissional que os aguarda. As dificuldades estruturais, institucionais e das políticas educacionais não são razões justificadoras para nenhum docente se eximir do dever de exercer sua função com Ética, mesmo aqueles que lecionam em instituições particulares e/ou comunitárias, na qualidade de professor horista. É necessário que os mestres saibam apontar aos estudantes os caminhos do conhecimento, não trancafiá-los num conhecimento único, deixando-os sem uma visão ampla que os faça compreender a realidade por completo. O perfil do professor deve ser pautado pela ética, até mesmo porque a universidade não tem a função apenas de formar o cidadão na sua área do conhecimento, mas formá-lo humanamente para se relacionar com os outros, oferecendo, dessa forma, uma cadeira de ética na sua grade curricular. Nesse sentido, é preciso observar se esses profissionais exercem suas atividades de acordo com o perfil ético que deve estar presente nas instituições de ensino. Para tanto, faz-se necessário entender as reflexões que a doutrina traz a respeito do tema. Essa observação será o objeto deste estudo, tendo por base o método de investigação indutivo, com a utilização das técnicas da categoria, dos conceitos operacionais e da pesquisa bibliográfica.
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