ÉTICA DOCENTE APLICADA AO PROFESSOR DO CURSO DE DIREITO: REFLEXÕES PRELIMINARES À LUZ DA DOUTRINA BRASILEIRA

Autores

  • Suzete Habitzreuter Hartke UNISOCIESC Blumenau_SC
  • Lídia Isabel Lira UNIFEB

Palavras-chave:

Ética, Docência, Curso de Direito

Resumo

O profissional da educação é considerado uma referência importante para os estudantes, podendo servir-lhes de espelho para o futuro profissional que os aguarda. As dificuldades estruturais, institucionais e das políticas educacionais não são razões justificadoras para nenhum docente se eximir do dever de exercer sua função com Ética, mesmo aqueles que lecionam em instituições particulares e/ou comunitárias, na qualidade de professor horista. É necessário que os mestres saibam apontar aos estudantes os caminhos do conhecimento, não trancafiá-los num conhecimento único, deixando-os sem uma visão ampla que os faça compreender a realidade por completo. O perfil do professor deve ser pautado pela ética, até mesmo porque a universidade não tem a função apenas de formar o cidadão na sua área do conhecimento, mas formá-lo humanamente para se relacionar com os outros, oferecendo, dessa forma, uma cadeira de ética na sua grade curricular. Nesse sentido, é preciso observar se esses profissionais exercem suas atividades de acordo com o perfil ético que deve estar presente nas instituições de ensino. Para tanto, faz-se necessário entender as reflexões que a doutrina traz a respeito do tema. Essa observação será o objeto deste estudo, tendo por base o método de investigação indutivo, com a utilização das técnicas da categoria, dos conceitos operacionais e da pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Suzete Habitzreuter Hartke, UNISOCIESC Blumenau_SC

Mestra em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Graduada em Direito e Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Na Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC, Unidade de Blumenau é professora das disciplinas Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Direito Comercial Internacional, Estágio Orientado de Prática Jurídica; Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica; Coordenadora do Núcleo de Semiótica e Redação Jurídica; e Coordenadora do Núcleo de Atividades Complementares. Professora das disciplinas Política Jurídica; Ética e Ética Profissional no Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE. Advogada no Estado de Santa Catarina. Professora Orientadora na elaboração da pesquisa e redação do artigo. 

Lídia Isabel Lira, UNIFEB

Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e Tradução pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Bacharelanda em Direito no Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE.

Downloads

Publicado

2020-11-01

Como Citar

Hartke, S. H., & Lira, L. I. (2020). ÉTICA DOCENTE APLICADA AO PROFESSOR DO CURSO DE DIREITO: REFLEXÕES PRELIMINARES À LUZ DA DOUTRINA BRASILEIRA. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 2(1), 76-83. Recuperado de http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/19

Edição

Seção

Artigos