DESENVOLVIMENTO DO MAPA DE FLUXO DE VALOR POR MEIO DA MANUFATURA DIGITAL SIMULADA NO SETOR DE FUNDIÇÃO DE UMA EMPRESA METALMECÂNICA

Autores

  • Jeferson Marcelo da Silva Unisociesc
  • Orlando Preti

Palavras-chave:

Manufatura Enxuta, Fundição, Mapa de Fluxo de Valor, Plant Simulation

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo geral projetar e avaliar o mapa de fluxo de valor por meio da manufatura digital simulada no setor de fundição de uma empresa do ramo metalmecânico.

Design/Metodologia/Abordagem: A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, com base no diagnóstico da situação encontrada do setor de fundição da empresa em estudo, avaliando aspectos como desperdícios existentes, desvios de qualidade e nível de produtividade das etapas do processo produtivo.

Limitações da pesquisa: O presente artigo está limitado ao setor de fundição da empresa em que a pesquisa foi realizada, evidenciando as oportunidades de melhoria deste setor com relação qualidade e produtividade, por meio da utilização do mapa de fluxo de valor.

Originalidade/valor e Resultados: A importância deste trabalho reside na redução de desperdícios do setor de fundição, por meio da elaboração do mapa de fluxo de valor da situação futura, o qual foi projetado com auxílio do Software Plant Simulation, integrando assim, os conceitos de manufatura enxuta no referido setor.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Marcelo da Silva, J., & Preti, O. (2021). DESENVOLVIMENTO DO MAPA DE FLUXO DE VALOR POR MEIO DA MANUFATURA DIGITAL SIMULADA NO SETOR DE FUNDIÇÃO DE UMA EMPRESA METALMECÂNICA. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 8(2). Recuperado de http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/278

Edição

Seção

Artigos