ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE MARKETING DE RELACIONAMENTO DESENVOLVIDAS PELA COOPERATIVA DE CRÉDITO BLUCREDI DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ-SC

Autores

  • Ana Karla Malagutti UNISOCIESC Joinville
  • Patrícia Monteiro Gorni UNISOCIESC Joinville

Palavras-chave:

Marketing de Relacionamento, Marketing de Serviços, Fidelização de Clientes

Resumo

A busca por novos clientes bem como a conquista dos atuais torna-se cada vez mais complexa e passível de estudos mais aprofundados, considerando de modo o marketing de relacionamento como um dos meios mais eficientes na busca de tais objetivos. Este trabalho objetivou avaliar as ações de marketing de relacionamento desenvolvidas pela Agência Blucredi Balneário Camboriú e sua assertividade na fidelização dos clientes. Na presente pesquisa utilizou-se como método de abordagem a pesquisa qualitativa e quantitativa, tendo em vista que a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista aberta ao dirigente desta organização e por meio de formulário respondido pelos associados/clientes da agência. Os resultados evidenciaram que o marketing de relacionamento praticado pela cooperativa apresenta um quadro de satisfação e de retenção de seus associados, que mostram nítido contentamento no que diz respeito à avaliação aplicada, imprimida como percepção de valor e fidelidade, todavia existem pontos a serem melhorados. Com base nos resultados foi possível traçar algumas ações de melhoria tais como implantação de CRM no intuito de obter maior conhecimento das particularidades dos associados e promover maior pessoalidade no atendimento, e também a implantação de sistemas tecnológicos de comunicação como Contact Center, principalmente, com o objetivo de ouvir os associados que não frequentam assiduamente a agência. Contudo os elementos de estudo apresentaram a conclusão de que o marketing de relacionamento é essencial para uma performance competitiva na  cooperativa e em todas as organizações.

Biografia do Autor

Ana Karla Malagutti, UNISOCIESC Joinville

Pesquisadora

Patrícia Monteiro Gorni, UNISOCIESC Joinville

Pesquisadora

Downloads

Publicado

2020-11-02

Como Citar

Malagutti, A. K., & Gorni, P. M. (2020). ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE MARKETING DE RELACIONAMENTO DESENVOLVIDAS PELA COOPERATIVA DE CRÉDITO BLUCREDI DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ-SC. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 2(2), 66-80. Recuperado de http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/28

Edição

Seção

Artigos