ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE MARKETING DE RELACIONAMENTO DESENVOLVIDAS PELA COOPERATIVA DE CRÉDITO BLUCREDI DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ-SC
Palavras-chave:
Marketing de Relacionamento, Marketing de Serviços, Fidelização de ClientesResumo
A busca por novos clientes bem como a conquista dos atuais torna-se cada vez mais complexa e passível de estudos mais aprofundados, considerando de modo o marketing de relacionamento como um dos meios mais eficientes na busca de tais objetivos. Este trabalho objetivou avaliar as ações de marketing de relacionamento desenvolvidas pela Agência Blucredi Balneário Camboriú e sua assertividade na fidelização dos clientes. Na presente pesquisa utilizou-se como método de abordagem a pesquisa qualitativa e quantitativa, tendo em vista que a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista aberta ao dirigente desta organização e por meio de formulário respondido pelos associados/clientes da agência. Os resultados evidenciaram que o marketing de relacionamento praticado pela cooperativa apresenta um quadro de satisfação e de retenção de seus associados, que mostram nítido contentamento no que diz respeito à avaliação aplicada, imprimida como percepção de valor e fidelidade, todavia existem pontos a serem melhorados. Com base nos resultados foi possível traçar algumas ações de melhoria tais como implantação de CRM no intuito de obter maior conhecimento das particularidades dos associados e promover maior pessoalidade no atendimento, e também a implantação de sistemas tecnológicos de comunicação como Contact Center, principalmente, com o objetivo de ouvir os associados que não frequentam assiduamente a agência. Contudo os elementos de estudo apresentaram a conclusão de que o marketing de relacionamento é essencial para uma performance competitiva na cooperativa e em todas as organizações.
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