O PAPEL DAS MICRO-PRÁTICAS NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

Contribuições da teoria das janelas quebradas

Autores

  • ALLAN JASPER ROCHA MENDES Universidade Federal de Santa Catarina
  • LILIAN WRZESINSKI SIMON Universidade Federal de Santa Catarina
  • JÉSSICA ROCHA DE SOUZA PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • ALEXANDRE MARINO COSTA Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Estratégia Organizacional, Estratégia como Prática, Micro Práticas, Teoria das Janelas Quebradas

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a importância da atenção às pequenas ações - micro-practices - sobre os resultados estratégicos organizacionais, à luz da teoria das janelas quebradas (TJQ). A metodologia utilizada foi a revisão narrativa de literatura. A análise conceitual dos temas demonstrou que os elementos da TJQ podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da estratégia como prática, partindo do nível micro, ao dedicar atenção às pequenas ações, ou micro-practices, naturalizadas em técnicas e comportamentos, que impactam no alcance dos objetivos organizacionais. As contribuições da TJQ para a prática organizacional permeiam aspectos como ação proativa, percepção de insegurança e snowball effect. Ao serem incorporados na gestão estratégica, esses elementos podem trazer resultados significativos para as organizações.

Biografia do Autor

ALLAN JASPER ROCHA MENDES, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor no colegiado de Administração da Universidade Federal do Amapá. Atualmente doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa de Gestão Universitária.

LILIAN WRZESINSKI SIMON, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Administração Pública, mestre em Administração Universitária e Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Especialista em Gestão Pública para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Administradora na Universidade Federal do Paraná (UFPR).Pesquisadora voluntária na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

JÉSSICA ROCHA DE SOUZA PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Mestra em Administração e Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina

ALEXANDRE MARINO COSTA, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2004). Pós-doutorado na The Open University, Inglaterra - Reino Unido (2016). Professor do Departamento de Ciências da Administração da UFSC desde 2005

Downloads

Publicado

2021-12-18

Como Citar

MENDES, A. J. R., SIMON, L. W. ., PEREIRA, J. R. D. S., & COSTA, A. M. . (2021). O PAPEL DAS MICRO-PRÁTICAS NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL: Contribuições da teoria das janelas quebradas. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 9(1). Recuperado de http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/327