MONIT-RIB II MONIT-RIB II- TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE COMUNICAÇÃO PARA MONITORAMENTO DE RIBEIRÕES EM CASOS DE CHEIAS

Autores

  • Fábio Alexandrini IFC
  • André Alessandro Stein IFC RIO DO SUL
  • Angelo Victor Kraemer Foletto IFC RIO DO SUL
  • Ricardo Reis Conde IFC RIO DO SUL

Palavras-chave:

Monitoramento de Ribeirão, Internet das Coisas, Eventos Climáticos, Tecnologia da informação e comunicação, Governo Eletrônico.

Resumo

Eventos climáticos afetam, com maior frequência, as populações próximas de Ribeirões, pois possuem comportamentos diversos aos dos rios. Atualmente, esses rios encontramse monitorados pela Defesa Civil, que emite alertas à população periodicamente. Com isso, gerou este novo problema de pesquisa, onde é possível expandir e aprimorar técnicas para medição de nível de água por meio de dispositivos vinculados ao conceito de internet das coisas (IoT). Por serem compactos, dinâmicos e consumirem pouca energia, tendem a ganhar emprego em protótipos pequenos e de baixa necessidade de manutenção. O que permite a instalação em ambientes de difícil ou limitado acesso. Foram utilizados um mini-microcomputador, sensor ultrassônico e uma câmera. Após testes e discussões, pode-se verificar que o protótipo experimental é permite agregar aos métodos tradicionais de aquisição destes dados, garantindo precisão, persistência, acesso fácil aos mesmos. Durante os testes, verificou-se que a água translúcida gera problemas de aquisição dos dados. Para trabalhos futuros o projeto, versão 2 pretende expandir os pontos de coleta para diferentes locais no leito em que corre o Ribeirão Fundo Canoas, permitindo melhor prognóstico de aumento de seu nível nestes diferentes pontos.

Downloads

Publicado

2021-12-18

Como Citar

Alexandrini, F., Stein, A. A., Kraemer Foletto, A. V. ., & Reis Conde, R. . (2021). MONIT-RIB II MONIT-RIB II- TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE COMUNICAÇÃO PARA MONITORAMENTO DE RIBEIRÕES EM CASOS DE CHEIAS. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 9(1). Recuperado de http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/331