AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE PARÂMETROS DE PROJETO DE EDIFÍCIOS ESCOLARES A PARTIR DE ESTUDOS DE CASO DE ESCOLAS BRASILEIRAS E INTERNACIONAIS

Autores

  • Roger Francisco de Alencar Costa Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Várzea Grande
  • Nathália Safira Paganotto Lemos Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Várzea Grande
  • Janaina Matoso Santos Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Várzea Grande

Palavras-chave:

Arquitetura escolar, Parâmetros de projeto, Análise de escolas

Resumo

O ambiente escolar possui influência na vida dos usuários, sobretudo por ser um local frequentado por longos períodos, no qual laços e identidades são construídos. Dessa forma, estudos das últimas décadas desenvolveram parâmetros de projeto (PP) com o intuito de estabelecer critérios para a elaboração de projetos arquitetônicos de edifícios escolares, visando melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e bem-estar dos usuários. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é avaliar a aplicação desses parâmetros em escolas reais, mediante identificação da ocorrência e de como os parâmetros foram explorados pelos projetistas. A metodologia adotada pautou-se na revisão de literatura, a fim de identificar os parâmetros de projeto, que por sua vez foram analisados em dez escolas mediante a realização de estudos de caso. Dentre os parâmetros analisados, os mais atendidos foram: “Watering hole space”, “Áreas causais de alimentação”, “Área de educação física”, “Salas de aula”, “Ambientes de ensino e comunidades pequenas de aprendizado”. Já os parâmetros Acessibilidade, Espaço para armazenamento de materiais, Mobiliários macios, Espaços para arte, música e atuação, Campfire e Cave Space foram os menos identificados nos projetos analisados. Acredita-se que este estudo contribuirá para a melhoria do repertório projetual de arquitetos e urbanistas que atuam na elaboração de projetos escolares, uma vez que possibilita a identificação da forma de aplicação dos parâmetros.

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Publicado

2021-12-18

Como Citar

Costa, R. F. de A., Lemos, N. S. P., & Santos, J. M. (2021). AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE PARÂMETROS DE PROJETO DE EDIFÍCIOS ESCOLARES A PARTIR DE ESTUDOS DE CASO DE ESCOLAS BRASILEIRAS E INTERNACIONAIS. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 9(1). Recuperado de http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/333