AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE PARÂMETROS DE PROJETO DE EDIFÍCIOS ESCOLARES A PARTIR DE ESTUDOS DE CASO DE ESCOLAS BRASILEIRAS E INTERNACIONAIS
Palavras-chave:
Arquitetura escolar, Parâmetros de projeto, Análise de escolasResumo
O ambiente escolar possui influência na vida dos usuários, sobretudo por ser um local frequentado por longos períodos, no qual laços e identidades são construídos. Dessa forma, estudos das últimas décadas desenvolveram parâmetros de projeto (PP) com o intuito de estabelecer critérios para a elaboração de projetos arquitetônicos de edifícios escolares, visando melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e bem-estar dos usuários. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é avaliar a aplicação desses parâmetros em escolas reais, mediante identificação da ocorrência e de como os parâmetros foram explorados pelos projetistas. A metodologia adotada pautou-se na revisão de literatura, a fim de identificar os parâmetros de projeto, que por sua vez foram analisados em dez escolas mediante a realização de estudos de caso. Dentre os parâmetros analisados, os mais atendidos foram: “Watering hole space”, “Áreas causais de alimentação”, “Área de educação física”, “Salas de aula”, “Ambientes de ensino e comunidades pequenas de aprendizado”. Já os parâmetros Acessibilidade, Espaço para armazenamento de materiais, Mobiliários macios, Espaços para arte, música e atuação, Campfire e Cave Space foram os menos identificados nos projetos analisados. Acredita-se que este estudo contribuirá para a melhoria do repertório projetual de arquitetos e urbanistas que atuam na elaboração de projetos escolares, uma vez que possibilita a identificação da forma de aplicação dos parâmetros.
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