A PERCEPÇÃO E A PRÁTICA DO GESTOR ESCOLAR SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Kelly Cristina da Silva Oliveira Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Várzea Grande
  • Arielle Maria da Silva Santos Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Várzea Grande
  • Joseany Sebastiana da Silva Moreira Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Várzea Grande

Palavras-chave:

Gestão escolar, Gestão democrática, Ensino

Resumo

A ausência da gestão escolar democrática efetiva nas unidades de ensino pode causar problemas para as escolas e suas comunidades impossibilitando o alcance de uma educação de qualidade. A presente pesquisa verificou como a gestão escolar democrática é desenvolvida de forma teórica e prática na Escola Municipal Ednilson Francisco Kolling em Várzea Grande-MT. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi conduzida a partir da metodologia da pesquisa-ação e a coleta de dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada com a gestora e uma funcionária da escola municipal. Verificou-se que a gestora possui conhecimento teórico e prático sobre a gestão escolar democrática, já a funcionária realiza algumas ações, além de sua função, que auxiliam no desenvolvimento da instituição, mas a sua percepção teórica sobre o tema é limitada. A metodologia de pesquisa possibilitou realizar, remotamente, uma palestra com os funcionários da escola, trazendo uma maior compreensão sobre o assunto. Os resultados das análises dos dados evidenciaram que de forma teórica e prática a gestão escolar democrática ocorre na escola municipal Ednilson Francisco Kolling. Portanto, considerando que a gestão escolar democrática é apresentada na Constituição Federal Brasileira de 1988 o seu estudo torna se essencial para a educação, pois contribuirá com as instituições de ensino do país e possibilitará estudos futuros sobre a temática.

Downloads

Publicado

2021-12-18

Como Citar

Oliveira, K. C. da S., Santos, A. M. da S., & Moreira, J. S. da S. (2021). A PERCEPÇÃO E A PRÁTICA DO GESTOR ESCOLAR SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 9(1). Recuperado de http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/336