A PERCEPÇÃO E A PRÁTICA DO GESTOR ESCOLAR SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA
Palavras-chave:
Gestão escolar, Gestão democrática, EnsinoResumo
A ausência da gestão escolar democrática efetiva nas unidades de ensino pode causar problemas para as escolas e suas comunidades impossibilitando o alcance de uma educação de qualidade. A presente pesquisa verificou como a gestão escolar democrática é desenvolvida de forma teórica e prática na Escola Municipal Ednilson Francisco Kolling em Várzea Grande-MT. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi conduzida a partir da metodologia da pesquisa-ação e a coleta de dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada com a gestora e uma funcionária da escola municipal. Verificou-se que a gestora possui conhecimento teórico e prático sobre a gestão escolar democrática, já a funcionária realiza algumas ações, além de sua função, que auxiliam no desenvolvimento da instituição, mas a sua percepção teórica sobre o tema é limitada. A metodologia de pesquisa possibilitou realizar, remotamente, uma palestra com os funcionários da escola, trazendo uma maior compreensão sobre o assunto. Os resultados das análises dos dados evidenciaram que de forma teórica e prática a gestão escolar democrática ocorre na escola municipal Ednilson Francisco Kolling. Portanto, considerando que a gestão escolar democrática é apresentada na Constituição Federal Brasileira de 1988 o seu estudo torna se essencial para a educação, pois contribuirá com as instituições de ensino do país e possibilitará estudos futuros sobre a temática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os direitos, inclusive os de tradução são reservados. Os autor(es) autoriza(m) a Revista Reis publicar, na íntegra, o(s) resultado(s) do(s) seu(s) trabalho(s).