O USO DO PENSAMENTO ENXUTO NA GESTÃO DE PROCESSOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Mehran Misaghi UNISOCIESC Joinville
  • Fernando Luiz Freitas Filho UNISOCIESC Joinville
  • Ana Elisa Pillon UNISOCIESC Joinville

Palavras-chave:

Educação a distância, Conhecimento, Vantagem Competitiva

Resumo

O alto índice de aumento de matrículas nos cursos a distância tem apresentado a EaD como a modalidade de ensino que mais cresce na atualidade. Com este avanço, as instituições de ensino superior precisam apresentar um diferencial que as torne competitivas neste mercado cada vez mais promissor. A gestão de processos tem por objetivo organizar as atividades a serem  realizadas a fim de propiciar a satisfação total do cliente e, sua efetividade poderá ser aprimorada através da utilização dos princípios do pensamento enxuto, embasados na filosofia lean. Neste sentido, o presente estudo busca apresentar dados pertinentes a educação a distância, gestão de processos e, ainda, um breve histórico da filosofia lean e os princípios e ferramentas do pensamento enxuto. Esta pesquisa foi efetivada através da análise de referências bibliográficas sobre este tema. Por intermédio deste trabalho pode-se concluir que a filosofia lean poderá ser utilizada com sucesso para contribuir na gestão de processos da EaD nas IES e, com isso, atribuirlhes qualidade e excelência na prestação de serviços educacionais nesta modalidade.

Biografia do Autor

Mehran Misaghi, UNISOCIESC Joinville

Pesquisador

Fernando Luiz Freitas Filho, UNISOCIESC Joinville

Pesquisador

Ana Elisa Pillon, UNISOCIESC Joinville

Pesquisadora

Downloads

Publicado

2020-11-02

Como Citar

Misaghi, M., Freitas Filho, F. L., & Pillon, A. E. (2020). O USO DO PENSAMENTO ENXUTO NA GESTÃO DE PROCESSOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 3(1), 21-27. Recuperado de http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/35

Edição

Seção

Artigos