A TEMÁTICA INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ALIANÇA - PE

Autores

Palavras-chave:

Temática indígena, Livro didático de História, Lei N° 11.645

Resumo

O presente estudo objetivou investigar de que forma a temática indígena tem sido evidenciada no livro didático de história do 4° ano do ensino fundamental adotado em uma escola municipal de Aliança – PE. Para tanto, nos respaldamos nas contribuições de (BITTENCOURT, 2004); (SUCHANEK, 2012) dentre outros. Desse modo, foi realizado um mapeamento das representações e conteúdos referentes à temática indigena no livro didático de história do 4° ano. Percebemos abordagens de um indígena presente nos inúmeros contextos sociais, não se limitando a um indígena preso às premissas da colonização. Concluímos que ainda temos muito para caminhar acerca da compreensão e valorização desses povos.

Biografia do Autor

Renilson José de Lima , Universidade de Pernambuco-UPE

Pós-graduando em Psicopedagogia Institucional e Clinica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, Graduado em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco- UPE Campus Mata Norte. Atuou no grupo de bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID  e Programa de Residência Pedagógica pela Universidade de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2022-11-05

Como Citar

Silva Arantes, A., & de Lima , R. J. (2022). A TEMÁTICA INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ALIANÇA - PE. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 9(2). Recuperado de http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/374