A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES EM SAÚDE VOLTADAS A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE: CONSULTÓRIO NA RUA

Autores

  • Bárbara Neves Oliveira Faculdade Ages Medicina de Irecê

Palavras-chave:

extensão; sociedade, população vulnerável, população em situação de rua.

Resumo

A população vulnerável, apresentam-se como um grupo social com diversas necessidade básicas e com o difícil acesso a esses serviços, como consultas, alimentos e itens de higiene. Assim, a população mais vulnerável carrega, nesse sentindo, a ideia do mais fraco, aquele que se encontra em desvantagem quanto ao critério de distribuição (renda, serviços, saúde, acesso à educação de qualidade) e que é alvo de políticas públicas especificas de auxílio, como bolsa família (AYRES ET AL. 2009; FIGUEIREDO & NORONHA 2008).  Irecê é uma cidade de Estado do Bahia. O município se estende por 319 km² e contava com 72.967 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 228,7 habitantes por km² no território do município, porém não se tem com precisão a quantidade de pessoas em situação de rua e muito menos dados que mostrem como esta população tem acesso aos serviços de saúde e se tem. Em virtude disso este projeto teve como objetivo não apenas atender os moradores de rua, mas populações vulneráveis, acolhidas pela Paróquia Bom Pastor da cidade de Irecê e assim, levar atendimento médico a população vulnerável socioeconômica e a população em situação de rua. Foram atendidas 35 pessoas por estudantes de medicina da faculdade Ages de Irecê, todos orientados por 4 profissionais médicos, 8 pessoas passaram por consultas com a psicóloga, 33 indivíduos realizaram testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite, 28 cortes de cabelos masculinos, doação de 50 cestas básicas e 10 brindes sorteados.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Neves Oliveira, B. (2023). A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES EM SAÚDE VOLTADAS A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE: CONSULTÓRIO NA RUA. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 10(2). Recuperado de http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/403

Edição

Seção

Iniciação científica