O AMBIENTE DOMICILIAR E OS DESAFIOS DA ESTIMULAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS AUTISTAS NO PERÍODO PANDÊMICO DA COVID – 19

Autores

  • Radymara Leandro Rocha UNP Zona Norte Natal RN
  • Dimas Anaximandro da Rocha Morgan Universidade Potiguar

Palavras-chave:

Autismo; Estimulação Motora; Ambiente Domiciliar; COVID-19 e Isolamento Social.

Resumo

O isolamento social e as demais recomendações necessárias para prevenção e diminuição da transmissão da COVID – 19, acabam por modificar de forma significativa o cotidiano dos indivíduos, em especial das crianças com autismo. Objetivou-se nesse estudo, analisar as evidências científicas acerca das dificuldades enfrentadas pelas famílias a respeito das estratégias lúdicas para a estimulação das crianças autistas, em tempos de pandemia. A seguinte pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Diante a pesquisa verificou-se a pluralidade de assuntos abordados, destacando-se o processo diagnóstico, desafios desenvolvidos para a criança, experiência e adversidades, qualidade das relações familiares, dentre outros. Pode-se concluir que a pandemia ocasionou imensas dificuldades para as crianças diagnosticada com transtorno do espectro autismo e seus familiares, necessitando compreender as particularidades que essas famílias vivenciaram perante o isolamento.

Biografia do Autor

Radymara Leandro Rocha, UNP Zona Norte Natal RN

Graduanda de Educação Física na Universidade Potiguar

Dimas Anaximandro da Rocha Morgan, Universidade Potiguar

Professor e Pesquisador Universidade Potiguar.

Mestrado

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Rocha, R. L., & Morgan, D. A. da R. . (2023). O AMBIENTE DOMICILIAR E OS DESAFIOS DA ESTIMULAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS AUTISTAS NO PERÍODO PANDÊMICO DA COVID – 19. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 10(2). Recuperado de http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/410

Edição

Seção

Iniciação científica