PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A REDUÇÃO DO BULLYING NAS ESCOLAS
Palavras-chave:
Palavras-chave: Bullying. Professor. Respeito. Práticas pedagógicas. Escola.Resumo
O bullying é um problema que atinge instituições de ensino em todo o mundo, envolvendo alunos de ambos os sexos, de classes sociais e culturas diferenciadas. O problema é que o bullying não envolve apenas situações de violência, o que já seria grave, mas é algo que age sobre a autoestima, aprendizagem e até mesmo desenvolvimento do aluno, afetando suas rotinas dentro e fora do espaço escolar e por isto precisa ser tratado como um problema coletivo e não apenas daqueles que sofrem essa violência. Diante desse contexto surgiu o interesse pelo tema de pesquisa que busca compreender de que forma o professor pode desenvolver práticas pedagógicas que auxiliam no combate a esse problema, sendo este o objetivo da pesquisa. A metodologia utilizada na pesquisa foi à revisão bibliográfica com base em autores como Souza, Santos e Novaes (2019), Passamani e Galuch (2016), Velleda (2017), dentre outros autores que discutem essa problemática e que permitem não apenas compreender melhor esse problema, mas como é possível combatê-lo de forma coletiva. Pode-se citar como resultados da pesquisa que as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola podem corroborar tanto para que o bullying continue, como também, para que esse problema seja combatido e assim precisam ser desenvolvidas de forma a incentivar o respeito, tolerância, a construção de um espaço democrático, de relações interpessoais saudáveis, lutando contra as diversas formas de preconceito e violência, buscando ainda o apoio familiar no combate a esse problema, agindo não apenas diante daqueles que sofrem o bullying, mas dos que o praticam e até mesmo daqueles que apenas são telespectadoras dessas situações, já que todos sofrem consequências desse processo.
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