A ECONOMIA CRIATIVA CATARINENSE: UMA ANÁLISE DO TRABALHO CRIATIVO EM SANTA CATARINA

Autores

  • Ana Paula Barcellos UNISOCIESC Joinville

Palavras-chave:

Economia criativa, Indústria criativa, Trabalho criativo

Resumo

Vislumbrando um cenário cada vez mais competitivo, a Economia Criativa tem ganhado cada vez mais destaque no âmbito das políticas públicas, da academia e das organizações. Dentro dos modelos propostos pelo framework da Economia Criativa há uma linearidade nos temas que são explorados dentro deste construto, como as Indústrias Criativas e a Classe Criativa. Estes são novos paradigmas, em que o foco da tangibilidade, cede seu espaço de centro das atividades econômicas, dando lugar à criatividade como importante ativo econômico. Este estudo teve o objetivo de identificar estes conceitos, para sustentar a análise do emprego criativo em Santa Catarina, observados nos indicadores econômicos de remuneração e do número de profissionais na indústria criativa. Em resposta ao objetivo, viu-se que o Estado de Santa Catarina apresenta uma significativa participação nacional, quanto ao número de profissionais criativos que atuam nas atividades do criativo, com destaque para os setores de Tecnologias da Informação e Comunicação, Design e Pesquisa e Desenvolvimento. Entretanto, no que se refere à remuneração, o estado ocupa o vigésimo terceiro lugar no ranking nacional. Por certo, existem desafios a serem superados e oportunidades a serem aproveitadas neste vasto campo da Economia Criativa, tanto no Brasil como em Santa Catarina.

Biografia do Autor

Ana Paula Barcellos, UNISOCIESC Joinville

Pesquisadora

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Publicado

2020-11-03

Como Citar

Barcellos, A. P. (2020). A ECONOMIA CRIATIVA CATARINENSE: UMA ANÁLISE DO TRABALHO CRIATIVO EM SANTA CATARINA. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 3(2), 69-87. Recuperado de http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/47

Edição

Seção

Artigos