ANÁLISE DOS FATORES QUE COMPÕEM A ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA
Palavras-chave:
Prática, Práxis, Praticantes, Estratégia e EstrategistasResumo
Alguns fatores e algumas práticas estratégicas ajudam as empresas para que sejam mais competitivas e tenham uma vantagem competitiva, no mercado. A estratégia organizacional pode ser estudada por diferentes perspectivas. Na visão de Porter (1999), para a empresa ser competitiva, a estratégia de diferenciação, que podem ser nas ações da empresa, pode criar vantagem competitiva, desde que seus clientes a percebam. Prahalad (1998), já coloca que para a empresa ser competitiva é preciso que ela tenha atributos, como melhores preços, melhor desempenho da empresa, custos baixos e produtos inovadores. Para Meirelles (2003), para criar competitividade, as estratégias da empresa podem ser pelas ações e decisões que ela toma, impactando diretamente sobre ela. Na perspectiva de Whittington (2003) a empresa deve formular suas estratégias, considerando quem as executará e todos os níveis hierárquicos envolvidos, para obter maior sucesso. Esta última perspectiva citada por Whittington
será a abordagem deste estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os direitos, inclusive os de tradução são reservados. Os autor(es) autoriza(m) a Revista Reis publicar, na íntegra, o(s) resultado(s) do(s) seu(s) trabalho(s).