ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA EM EMPRESAS DE COMÉRCIO E SERVIÇOS
Palavras-chave:
Estratégia, Práxis, Prática, PraticantesResumo
Objetivo do estudo: O objetivo deste estudo é analisar a estratégia como prática por meio da práxis, praticantes e práticas em empresas de comércio e serviços. Metodologia/abordagem: O procedimento metodológico adotado foi por meio de uma pesquisa descritiva, quantitativa e utilização do survey com questionário validado pelo autor Whittington (2004), onde para análise foi utilizado à técnica de média, desvio padrão e análise fatorial confirmatória. Originalidade/Relevância: Com base nas respostas de 322 respondentes foi feita a análise da práxis, práticase praticantes do tema estratégia como prática em empresas de comércio e serviço da região sul do Brasil. Principais resultados: Como resultado do estudo, levando em consideração as dimensões práxis, práticas e praticantes foi o quesito práxis que mais se destacou entre a opinião dos respondentes, onde elenca a importância das tarefas e toda a ação praticada, o que torna a estratégia real no dia a dia institucional. Contribuições teóricas/metodológicas: Este artigo contribui com os recentes estudos sobre o tema estratégia como prática, assim como possibilita a reflexão da importância de a estratégia ser praticada e inserida por vários atores continuamente dentro e fora das organizações. Onde os métodos utilizados permitiram a obtenção de dados reais que trazem para o cotidiano atual como a estratégia é praticada nas empresas de comércio e serviço.
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