ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA: UMA ANÁLISE DA VARIÂNCIA POR PORTE EM EMPRESAS DE COMÉRCIO E SERVIÇO

Autores

  • Danieli Rufino Rebelo Unisociesc Blumenau
  • Mirian Magnos Machado Unisociesc Blumenau

Palavras-chave:

Estratégia, Práxis, Práticas, Praticantes

Resumo

A realização desta pesquisa teve como objetivo principal analisar a temática, estratégia como prática: uma análise da variância por porte em empresas de comércio e serviço localizadas na região Sul do Brasil, considerando o modelo teórico de prática, práxis e praticantes de Jarzabkowski et al. (2007). A estratégia como prática é uma abordagem nova dentro dos estudos organizacionais, preocupando-se em estudar as atividades humanas nas organizações, bem como, as ações dos atores organizacionais que realizam essas atividades (Jarzabkowski; Balogun &Seidl, 2007).Realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e aplicação do método survey através de questionário validado pelo autor Whittington (2004). Para isto, foi alcançado uma amostra com322 respondentessendo eles, líderes, proprietários, gestores e diretores de empresasde vários segmentos de comércioe serviços. Diante dos aspectos estudados o resultado da pesquisa veio ao encontro do que Foucault (1999) coloca, que nas relações de poder e as práticas estratégicas são percebidas diariamente e que estas práticas afetam todos que as praticam. A pesquisa confirma esta relação das práticas estratégicas, no dia-a-dia, que na sua grande maioria, independentemente do tipo de líder, tempo de atuação e porte de empresa, nas empresas de comércio e serviço, todos se interligam de forma contínua dentro e fora da organização, e desta maneira seguem regras e comportamentos, como uma forma de se sentir fazendo parte deste meio.

Biografia do Autor

Danieli Rufino Rebelo, Unisociesc Blumenau

Pesquisadora

Mirian Magnos Machado, Unisociesc Blumenau

Pesquisadora

Downloads

Publicado

2020-11-16

Como Citar

Rebelo, D. R. ., & Machado, M. M. . (2020). ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA: UMA ANÁLISE DA VARIÂNCIA POR PORTE EM EMPRESAS DE COMÉRCIO E SERVIÇO. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 6(2), 139-157. Recuperado de http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/97