ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA: UMA ANÁLISE DA VARIÂNCIA POR PORTE EM EMPRESAS DE COMÉRCIO E SERVIÇO
Palavras-chave:
Estratégia, Práxis, Práticas, PraticantesResumo
A realização desta pesquisa teve como objetivo principal analisar a temática, estratégia como prática: uma análise da variância por porte em empresas de comércio e serviço localizadas na região Sul do Brasil, considerando o modelo teórico de prática, práxis e praticantes de Jarzabkowski et al. (2007). A estratégia como prática é uma abordagem nova dentro dos estudos organizacionais, preocupando-se em estudar as atividades humanas nas organizações, bem como, as ações dos atores organizacionais que realizam essas atividades (Jarzabkowski; Balogun &Seidl, 2007).Realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e aplicação do método survey através de questionário validado pelo autor Whittington (2004). Para isto, foi alcançado uma amostra com322 respondentessendo eles, líderes, proprietários, gestores e diretores de empresasde vários segmentos de comércioe serviços. Diante dos aspectos estudados o resultado da pesquisa veio ao encontro do que Foucault (1999) coloca, que nas relações de poder e as práticas estratégicas são percebidas diariamente e que estas práticas afetam todos que as praticam. A pesquisa confirma esta relação das práticas estratégicas, no dia-a-dia, que na sua grande maioria, independentemente do tipo de líder, tempo de atuação e porte de empresa, nas empresas de comércio e serviço, todos se interligam de forma contínua dentro e fora da organização, e desta maneira seguem regras e comportamentos, como uma forma de se sentir fazendo parte deste meio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os direitos, inclusive os de tradução são reservados. Os autor(es) autoriza(m) a Revista Reis publicar, na íntegra, o(s) resultado(s) do(s) seu(s) trabalho(s).