OS FATORES CRÍTICOS ASSOCIADOS À EVASÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO VARIÁVEIS SÓCIODEMOGRÁFICAS
Palavras-chave:
Ensino superior, Evasão cursos Engenharia, Evasão discenteResumo
A evasão é definida como um fenômeno social bastante complexo, que acarreta a interrupção no ciclo de estudos. A evasão discente é um dos principais problemas educacionais. Neste contexto o objetivo deste estudo é avaliar o processo de evasão dos acadêmicos do curso de engenharia mecânica e engenharia de produção utilizando o questionário sóciodemográfico, determinando através de uma correlação quais seriam os fatores críticos que levam o aluno a evadir. A pesquisa foi realizada utilizando dados de indicadores de uma instituição de ensino localizada no município Joinville-SC. É uma pesquisa exploratória descritiva e quantitativa. A evasão é um problema em instituições educacionais públicas ou privadas, mais particularmente em instituições privadas, além do agravante social e acadêmico, a evasão causa impactos financeiros. Para atingir o objetivo, foi desenvolvido um procedimento de identificação de fatores e variáveis que podem causar a evasão. Realizou-se um levantamento com os desistentes da instituição, considerando o período entre os anos de 2012 a 2014. Estes dados foram confrontados com a literatura, levando em consideração os principais autores que estudam o tema. A ferramenta escolhida para a análise dos resultados foi a correlação estatística. Entre os fatores críticos relacionados à evasão educacional nos cursos de graduação, é possível mencionar as dificuldades financeiras que as pessoas enfrentam ao iniciar um curso de graduação, o excesso de viagens que o acadêmico precisa fazer geralmente por motivos profissionais de trabalho, as mudanças de endereço, a escolha de outro curso ou outra instituição e orientação vocacional, a não identificação com o curso e o abandono do curso por motivo de doença/saúde. Esse gerenciamento antecipado como questão fundamental que possibilita entender mais profundamente as causas da evasão, auxiliando com uma proposta de intervenção e apoio ao estudante caso haja necessidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os direitos, inclusive os de tradução são reservados. Os autor(es) autoriza(m) a Revista Reis publicar, na íntegra, o(s) resultado(s) do(s) seu(s) trabalho(s).