COMUNICAÇÃO POSITIVA E OS REFLEXOS SOCIAIS
Palavras-chave:
Comunicação, Positiva, Notícia, Jornalismo, Local, SociedadeResumo
A comunicação positiva como parte do meio jornalístico reflete no comportamento e legitima a notícia de quem a consome. Os veículos de comunicação, em especial os jornalistas, possuem uma grande responsabilidade sobre o que da forma como comunicam os fatos. O objetivo deste estudo foi compreender o papel do jornalismo na formação de opinião e sua prática em Programas Regionais no uso de uma Comunicação Positiva. Categoriza-se como pesquisa exploratória de caráter qualitativo, com intuito de identificar em jornais regionais se existe essa abordagem para com o telespectador fazendo da comunicação positiva uma forma de levar a notícia ao cidadão comum. Pode-se perceber que tanto o veículo de comunicação escolhido como o programa, utilizam-se desta abordagem, refletindo alguns tópicos que foram utilizados para fundamentar o trabalho. Contudo fica aparente que a maneira de fazer jornalismo, principalmente na visão local do estudo procura de uma certa forma, proporcionar ao telespectador informação e esperança para quem assiste ao noticiário, mesmo que durante a programação possam aparecer notícias de caráter ruim ou negativo. A maneira como se leva a notícia faz toda a diferença para quem a consome e às implicações sociais são notórias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os direitos, inclusive os de tradução são reservados. Os autor(es) autoriza(m) a Revista Reis publicar, na íntegra, o(s) resultado(s) do(s) seu(s) trabalho(s).