A REPRESENTATIVIDADE DAS MULHERES NO JORNALISMO AUTOMOTIVO: ANÁLISE DE UM VÍDEO DO CANAL DO YOUTUBE KS1951

Autores

  • Marta Brod UNISOCIESC Blumenau_SC
  • Isabella Damasceno Pinheiro da Silva UNISOCIESC Blumenau_SC
  • Denise Maria Sapelli UNISOCIESC Blumenau_SC

Palavras-chave:

Jornalismo Especializado, Mulheres, Automobilismo, Feminismo, Jornalismo Automotivo

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal, mostrar a representação das mulheres dentro do jornalismo automotivo no Brasil, que ainda no século XXI é tratado como um espaço voltado para os homens. Para isso, foi aplicada uma pesquisa qualitativa observatória, no vídeo “Novo Ford Territory: o que eu curti e não curti no rival de Compass e Tiguan VLOG” do canal do YouTube da jornalista automotiva Karina Simões KS1951, seguindo os critérios de noticiabilidade de Nelson Traquina (2005). Foi possível perceber que o conteúdo se adequa aos critérios analisados, tornando então de fato um produto jornalístico, foi possível perceber também que mesmo que lento, há um crescimento gradual no reconhecimento do trabalho de jornalistas automotivas no país.

Biografia do Autor

Marta Brod, UNISOCIESC Blumenau_SC

Professora e Pesquisadora

Isabella Damasceno Pinheiro da Silva, UNISOCIESC Blumenau_SC

Pesquisadora

Denise Maria Sapelli , UNISOCIESC Blumenau_SC

Professora e Pesquisadora

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

Brod, M., Silva, I. D. P. da, & Sapelli, D. M. (2020). A REPRESENTATIVIDADE DAS MULHERES NO JORNALISMO AUTOMOTIVO: ANÁLISE DE UM VÍDEO DO CANAL DO YOUTUBE KS1951. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 8(1). Recuperado de http://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/186

Edição

Seção

Artigos