ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE NEUROCIÊNCIA DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Palavras-chave:
neuroeconomia, neuromarketing, neurociênciaResumo
A neurociência do consumidor é uma área do conhecimento que estuda os processos neurais e suas condições para analisar o consumo, seus significados psicológicos e comportamentais. O uso dessas técnicas é realizado por aparelhos de uso médico como eletrocardiograma, eletroencefalograma, eyetracking, ressonância magnética e tomografia, dentre outras. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é analisar a produção científica acerca do tema neurociência do consumidor nas bases de dados Google Acadêmico e EBSCO, entre os anos de 2016 a julho de 2020. Para coletar os dados, foi utilizada a pesquisa mista, a priori qualitativa e posteriori quantitativa, por meio da pesquisa bibliográfica e os dados foram analisados pela análise de conteúdo e análise descritiva, com análise univariada dos dados. A partir da análise dos dados, verificou-se que o ano de maior publicação ocorreu em 2017, que o periódico Congent Psychology, bem como o Plos One são os periódicos que mais publicações tiveram sobre o tema. A ferramenta de neurociência do consumidor mais apresentada nos artigos foi a eletroencefalografia seguida da ressonância magnética.
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