QUADRADO, CÍRCULO, TRIÂNGULO: O USO DAS TRÊS FORMAS BÁSICAS NA EXPRESSÃO GRÁFICA DAS MARCAS

Autores

  • Gisele Baumgarten Rosumek UNISOCIESC Blumenau_SC
  • Julia Cristina Weingaertner UNISOCIESC Blumenau_SC
  • Michael Samir Dalfovo UNISOCIESC Blumenau_SC

Palavras-chave:

Identidade visual, Elementos gráficos, Formas geométricas

Resumo

O presente estudo trata da expressão gráfica das marcas e teve como objetivo descrever abordagens sobre a expressão gráfica das marcas no uso das três formas básicas: quadrado, círculo e triângulo. Para isto, foram tratados assuntos como, os conceitos de marca, a identidade visual e os elementos de construção das marcas. Para atingir os objetivos propostos, a metodologia adotada foi a pesquisa quantitativa das cem marcas mais valiosas do mundo segundo o ranking Best Global Brands, publicado pela Interbrand. A pesquisa foi realizada por meio digital, coletando e analisando os dados das cem marcas estudadas. A análise dos dados foi apresentada em forma de tabelas. Entre os resultados observados após a realização dos estudos de campo foi que, as marcas utilizam mais o símbolo em sua identidade visual, a maioria das marcas adotam a forma abstrata/geométrica, na maioria das marcas há a utilização da forma círculo no seu símbolo, ficando o quadrado em segundo e o triângulo em terceiro como menos utilizada.

Biografia do Autor

Gisele Baumgarten Rosumek, UNISOCIESC Blumenau_SC

Professora e Pesquisadora

Julia Cristina Weingaertner, UNISOCIESC Blumenau_SC

Pesquisador

Michael Samir Dalfovo, UNISOCIESC Blumenau_SC

Professor e Pesquisador

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

Rosumek, G. B., Weingaertner, J. C., & Dalfovo, M. S. (2020). QUADRADO, CÍRCULO, TRIÂNGULO: O USO DAS TRÊS FORMAS BÁSICAS NA EXPRESSÃO GRÁFICA DAS MARCAS. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 8(1). Recuperado de https://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/187

Edição

Seção

Artigos