TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Jeferson Marcelo da Silva Unisociesc
  • Andreia Regina Anacleto da Silva Udesc - Universidade do Estado de SC
  • Henrique de Lima Baena da Silva Udesc - Universidade do Estado de SC

Resumo

As Tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) avançam rapidamente e estão cada vez mais presentes na sociedade, influenciando nos estilos de vida e comportamento das pessoas. As TDIC são amplamente utilizadas em vários segmentos e vêm sendo amplamente difundidas no meio educacional, onde são utilizadas como instrumento de apoio às práticas pedagógicas, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, por meio de recursos que incluem desde o acesso internet, utilização de computadores, aplicativos, softwares, vídeos, entre outros, que apresentam grande potencialidade às práticas educacionais inclusivas. No entanto, quando se fala em escolas públicas, normalmente existem dificuldades com relação ao acesso e utilização destas tecnologias, seja pela falta de infraestrutura da escola ou pelo mau uso dos alunos, fatores estes que têm influência direta sobre a efetividade dos processos de ensino e aprendizagem. Diante desta problemática, o presente artigo tem como objetivo geral verificar a potencialidade das TDIC sobre o processo de ensino-aprendizagem e as práticas inclusivas. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na qual foram abordados os principais temas relacionados ao estudo por meio de consulta em livros, artigos e monografias. A abordagem utilizada foi qualitativa, configurando-se também como uma pesquisa descritiva.

Biografia do Autor

Andreia Regina Anacleto da Silva, Udesc - Universidade do Estado de SC

As Tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) avançam rapidamente e estão cada vez mais presentes na sociedade, influenciando nos estilos de vida e comportamento das pessoas. As TDIC são amplamente utilizadas em vários segmentos e vêm sendo amplamente difundidas no meio educacional, onde são utilizadas como instrumento de apoio às práticas pedagógicas, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, por meio de recursos que incluem desde o acesso internet, utilização de computadores, aplicativos, softwares, vídeos, entre outros, que apresentam grande potencialidade às práticas educacionais inclusivas. No entanto, quando se fala em escolas públicas, normalmente existem dificuldades com relação ao acesso e utilização destas tecnologias, seja pela falta de infraestrutura da escola ou pelo mau uso dos alunos, fatores estes que têm influência direta sobre a efetividade dos processos de ensino e aprendizagem. Diante desta problemática, o presente artigo tem como objetivo geral verificar a potencialidade das TDIC sobre o processo de ensino-aprendizagem e as práticas inclusivas. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na qual foram abordados os principais temas relacionados ao estudo por meio de consulta em livros, artigos e monografias. A abordagem utilizada foi qualitativa, configurando-se também como uma pesquisa descritiva.

Henrique de Lima Baena da Silva, Udesc - Universidade do Estado de SC

As Tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) avançam rapidamente e estão cada vez mais presentes na sociedade, influenciando nos estilos de vida e comportamento das pessoas. As TDIC são amplamente utilizadas em vários segmentos e vêm sendo amplamente difundidas no meio educacional, onde são utilizadas como instrumento de apoio às práticas pedagógicas, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, por meio de recursos que incluem desde o acesso internet, utilização de computadores, aplicativos, softwares, vídeos, entre outros, que apresentam grande potencialidade às práticas educacionais inclusivas. No entanto, quando se fala em escolas públicas, normalmente existem dificuldades com relação ao acesso e utilização destas tecnologias, seja pela falta de infraestrutura da escola ou pelo mau uso dos alunos, fatores estes que têm influência direta sobre a efetividade dos processos de ensino e aprendizagem. Diante desta problemática, o presente artigo tem como objetivo geral verificar a potencialidade das TDIC sobre o processo de ensino-aprendizagem e as práticas inclusivas. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na qual foram abordados os principais temas relacionados ao estudo por meio de consulta em livros, artigos e monografias. A abordagem utilizada foi qualitativa, configurando-se também como uma pesquisa descritiva.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

Marcelo da Silva, J., Regina Anacleto da Silva, A. ., & de Lima Baena da Silva, H. (2021). TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 8(2). Recuperado de https://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/280

Edição

Seção

Artigos