PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO A PARTIR DE FONTES DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS:

UM ESTUDO COM EMPRESAS DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO

Autores

  • Alvaro José de Souto Unisul
  • Leonardo Flach
  • Ana Letícia Souza

Palavras-chave:

Planejamento estratégico; Mercados Internacionais, Fontes de Informação, Internacionalização de Empresas.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar e avaliar as principais fontes de informação para a análise de mercados internacionais e o uso destas fontes por parte das empresas que fazem parte do Programa de Qualificação para Exportação. Neste sentido, o problema de pesquisa é: Quais são as principais fontes de informação para a análise de mercados internacionais e de que maneira estas fontes são utilizadas por parte das empresas que fazem parte do Programa de Qualificação para Exportação? Partindo da base teórica sobre planejamento estratégico, utilizou-se  como método de pesquisa a realização de entrevistas com especialistas na área de comércio internacional, e entrevistas realizadas com quatorze empresas que fazem parte do Programa de Qualificação para Exportacão (PEIEX), do Núcleo Operacional do Vale do Itajaí. Os resultados desta pesquisa permitem traçar um mapeamento das principais bases de dados e fontes de informação para fins de gestão e planejamento nos mercados internacionais.

Biografia do Autor

Alvaro José de Souto, Unisul

Bacharel em Relações Internacionais, mestre e doutorando em Administração. Professor de Negócios Internacionais na Unisul.

Leonardo Flach

PHD em Contabilidade e Finanças pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA).
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Programa de Pós-graduação em Contabilidade.

Ana Letícia Souza

Universidade do Vale do Itajaí

Bacharel em Relações Internacionais.

Downloads

Publicado

2021-12-18

Como Citar

Souto, A. J. de, Flach, L., & Souza, A. L. . (2021). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO A PARTIR DE FONTES DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS:: UM ESTUDO COM EMPRESAS DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO . REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 9(1). Recuperado de https://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/339