MARKETING SENSORIAL: A INFLUÊNCIA DOS CINCO SENTIDOS NO PROCESSO DE COMPRA NO VAREJO DE MAQUIAGEM

Autores

Palavras-chave:

MARKETING, MARKETING SENSORIAL, COSMÉTICOS

Resumo

O presente estudo, a respeito do marketing sensorial foi realizado com o apoio da empresa Mac, localizada no Shopping Higienópolis em São Paulo e de consumidores do setor varejista de cosméticos. Por meio de pesquisa exploratória de caráter qualitativo e quantitativo, objetivou-se entender como o marketing sensorial influencia o consumidor no processo de decisão de compra no setor de cosméticos. Para a elaboração das pesquisas citadas, foram utilizados teorias e conceitos dos autores que mais se destacam na contribuição de identificar e conceituar as variáveis que regem o marketing sensorial. A constante inovação na maneira como empresas interagem com clientes, as diversas ferramentas disponíveis para uma melhor atração nos pontos de vendas e a crescente concorrência no setor, demandam das empresas do ramo de cosmético uma exploração mais abrangente dos cinco sentidos humanos em prol de aprimorar a experiência de interação do cliente com o ambiente e produtos ofertados. Ao decorrer do trabalho, pode-se observar a evolução do marketing e o processo da exploração sensorial e a aplicabilidade das ferramentas, como também seus respectivos impactos nos diversos tipos de clientes. Unindo a teoria levantada, aos resultados de ambas as pesquisas realizadas, pode-se apontar algumas abordagens que carecem de maior exploração por meio das empresas e, levantar algumas teorias a respeito da influência dos sentidos dentro dos pontos de vendas.

Biografia do Autor

LUCIANO AUGUSTO TOLEDO, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

PROFESSOR NA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 

FELIX HUGO AGUERO DIAZ LEON , UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

PROFESSOR NA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 

Downloads

Publicado

2022-11-05

Como Citar

TOLEDO, L. A., & LEON , F. H. A. D. . (2022). MARKETING SENSORIAL: A INFLUÊNCIA DOS CINCO SENTIDOS NO PROCESSO DE COMPRA NO VAREJO DE MAQUIAGEM. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 9(2). Recuperado de https://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/342