MARKETING SENSORIAL: A INFLUÊNCIA DOS CINCO SENTIDOS NO PROCESSO DE COMPRA NO VAREJO DE MAQUIAGEM
Palavras-chave:
MARKETING, MARKETING SENSORIAL, COSMÉTICOSResumo
O presente estudo, a respeito do marketing sensorial foi realizado com o apoio da empresa Mac, localizada no Shopping Higienópolis em São Paulo e de consumidores do setor varejista de cosméticos. Por meio de pesquisa exploratória de caráter qualitativo e quantitativo, objetivou-se entender como o marketing sensorial influencia o consumidor no processo de decisão de compra no setor de cosméticos. Para a elaboração das pesquisas citadas, foram utilizados teorias e conceitos dos autores que mais se destacam na contribuição de identificar e conceituar as variáveis que regem o marketing sensorial. A constante inovação na maneira como empresas interagem com clientes, as diversas ferramentas disponíveis para uma melhor atração nos pontos de vendas e a crescente concorrência no setor, demandam das empresas do ramo de cosmético uma exploração mais abrangente dos cinco sentidos humanos em prol de aprimorar a experiência de interação do cliente com o ambiente e produtos ofertados. Ao decorrer do trabalho, pode-se observar a evolução do marketing e o processo da exploração sensorial e a aplicabilidade das ferramentas, como também seus respectivos impactos nos diversos tipos de clientes. Unindo a teoria levantada, aos resultados de ambas as pesquisas realizadas, pode-se apontar algumas abordagens que carecem de maior exploração por meio das empresas e, levantar algumas teorias a respeito da influência dos sentidos dentro dos pontos de vendas.
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