ANÁLISE DA PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS ATRAVÉS DA MODELAGEM HOLT WINTERS PARA O PREÇO DE LIQUIDAÇÃO DAS DIFERENÇAS (PLD)

Autores

Palavras-chave:

Mercado livre de energia. Estratégias de comercialização. PLD. Previsão. Holt Winters.

Resumo

O Setor Elétrico Brasileiro alterou a tradicional estrutura verticalizada, onde uma empresa era responsável pelas atividades de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica aos consumidores finais, e introduziu a competição no mercado de energia elétrica. Este mercado têm sido estimulado para se desenvolver, de modo a proporcionar eficiência e crescimento econômico por meio da competição e da sustentabilidade, com garantia de fornecimento de energia, com qualidade, confiabilidade e preço justo aos consumidores. A comercialização de energia no ambiente de contratação livre, é realizada com base no mercado de curto prazo, determinado pelo preço da liquidação de diferenças (PLD). Este estudo analisa a evolução do PLD e utiliza o método de previsão para prever o PLD através dos métodos de Holt Winters utilizando o pacote Forecast. Para isso, foi manipulado uma série temporal do PLD do mercado de energia elétrica disponível no site da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica para o período entre maio de 2003 e outubro de 2020. Como resultado, os indicadores de desempenho do erro percentual absoluto médio (MAPE) e a raiz do erro quadrático médio (RMSE) indicaram que o modelo multiplicativo de Holt-Winters com erros multiplicativo apresentou o melhor modelo.

Biografia do Autor

Anny Key de Souza Mendonça, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Atualmente é Pós-Doutora (bolsista PNPD/CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (2019 - 2022) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Gestão de Operações e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2017.  É Professora do Departamento de Engenharia de Produção (UNISUL), Balneário Camboriú, e pesquisadora na área de Energias Renováveis, Sustentabilidade e da tecnologia de energia eólica com aerofólios cabeados, com ênfase em sistemas de gestão e de avaliação de investimentos. Mestre em Engenharia Elétrica - PPGEEL pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2004, possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC em 2002. Pesquisadora do Laboratório de Empreendedorismo e Inovação (LEMPI/UFSC desde 2014) e pesquisadora do Laboratório de Custos e Medidas (LCM/UFSC desde 2017). 

Silvio Aparecido da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2010) e graduado em Estatística pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é estatístico do Instituto Federal de Santa Catarina. 

Antonio Cezar Bornia, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, lotado no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Análise de Custos e aplicações da Teoria da Resposta ao Item. É diretor administrativo da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e Presidente da Associação Brasileira de Custos (ABC).

Downloads

Publicado

2022-11-05

Como Citar

Mendonça, A. K. de S., Silva, S. A. da, & Bornia, A. C. . (2022). ANÁLISE DA PREVISÃO DE SÉRIES TEMPORAIS ATRAVÉS DA MODELAGEM HOLT WINTERS PARA O PREÇO DE LIQUIDAÇÃO DAS DIFERENÇAS (PLD). REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 9(2). Recuperado de https://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/343