REAPROVEITAMENTO DO RESÍDUO DE TINTA DA DECORADORA DIGITAL - INKJET

Autores

  • Mayara Gabriela da Silva Departamento de Engenharia de Produção (UNISUL), Balneário Camboriú
  • Anny Key de Souza Mendonça Departamento de Engenharia de Produção (UNISUL), Balneário Camboriú

Palavras-chave:

Cerâmica, Reaproveitamento de tinta, Decoradora Digital, Sustentabilidade.

Resumo

As empresas de cerâmicas são grandes geradoras de resíduos sólidos, entre eles, tem os resíduos da decoradora digital Inkjet. Atualmente há uma maior preocupação com os impactos ao meio ambiente e tentar reduzir o dano ambiental e consequentemente diminuir o custo com o coprocessamento de resíduos é a principal intenção desta pesquisa. Assim, o objetivo desta pesquisa é verificar a possibilidade de reutilizar o resíduo de tinta da decoradora digital Inkjet ao processo no qual a tinta está inserida, utilizando-a como corante de massa ou como outra matéria prima. Para isso, foi utilizado uma pesquisa aplicada com abordagem quantitativa, dedicada ao reaproveitamento do resíduo da tinta, podendo também ser considerada como uma pesquisa exploratória e experimental. Por meio de um levantamento de dados em uma empresa de cerâmica localizada em Santa Catarina, foram identificados os tipos de resíduos de cerâmica e da decoradora digital que foram tratados quimicamente e após misturados, foram realizadas análises físicas, para avaliar se o material influenciaria ou não, nas características do produto final. Após análises dos resultados foi criado uma peça de cerâmica, confirmando um possível novo material e um destino ecologicamente sustentável ao resíduo.

Biografia do Autor

Mayara Gabriela da Silva, Departamento de Engenharia de Produção (UNISUL), Balneário Camboriú

Departamento de Engenharia de Produção (UNISUL), Balneário Camboriú

Anny Key de Souza Mendonça, Departamento de Engenharia de Produção (UNISUL), Balneário Camboriú

Atualmente é Pós-Doutora (bolsista PNPD/CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (2019 - 2022) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Gestão de Operações e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2017.  É Professora do Departamento de Engenharia de Produção (UNISUL), Balneário Camboriú, e pesquisadora na área de Energias Renováveis, Sustentabilidade e da tecnologia de energia eólica com aerofólios cabeados, com ênfase em sistemas de gestão e de avaliação de investimentos. Mestre em Engenharia Elétrica - PPGEEL pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2004, possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC em 2002. Pesquisadora do Laboratório de Empreendedorismo e Inovação (LEMPI/UFSC desde 2014) e pesquisadora do Laboratório de Custos e Medidas (LCM/UFSC desde 2017). 

Downloads

Publicado

2022-11-05

Como Citar

Silva, M. G. da, & Mendonça, A. K. de S. (2022). REAPROVEITAMENTO DO RESÍDUO DE TINTA DA DECORADORA DIGITAL - INKJET. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 9(2). Recuperado de https://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/360