ANIMAÇÕES INFANTIS À LUZ DA PSICANÁLISE: A MORTE MATADA E A MORTE MORRIDA
Palavras-chave:
Filme e vídeo educativo, Educação infantil, MorteResumo
Introdução: falar sobre a morte implica angústia frente a essa condição, especialmente quando se trata de conversar sobre o assunto com a criança. Objetivo: analisar como a temática morte é abordada nas animações infantis. Metodologia: trata-se de um estudo documental realizado por meio de plataformas streaming. Resultados: foram analisadas 23 animações infantis, em que se observou que a morte de maneira trágica dos personagens centrais e coadjuvantes foi o tipo de morte mais recorrente nos filmes. Discussão: À luz da Psicanálise, a morte do pai pode ser encarada de três formas: a morte do pai real; a morte do pai simbólico e o pai morto socialmente. Todas estas mortes são necessárias, uma vez que o sujeito (a criança) só se constitui sujeito se atravessar por tais etapas. Considerações finais: os filmes analisados abordam a morte como etapa e processo de vida. Contudo, o uso de animações infantis na Educação e Saúde, não se limita a uma estratégia pedagógica, mas a uma possibilidade de leitura de mundo.
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