AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO COMPLIANCE ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA INTERNACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Compliance, Organizações, Análise Bibliométrica, ProKnow-C

Resumo

O objetivo do presente estudo foi mapear e analisar, em termos bibliométricos, um fragmento da literatura científica internacional que trata de desempenho do compliance organizacional, identificando as principais características das publicações selecionadas. O instrumento de intervenção utilizado foi o Knowledge Development Process-Constructivist (Proknow-C), que norteou o levantamento e a seleção de artigos para a formação de um portfólio bibliográfico (PB), a partir do entendimento dos pesquisadores. Aplicadas as técnicas de pesquisa e seleção próprias do método, foram identificados 3.965 artigos nas bases Web of Science e Scopus que, após a realização das filtragens, culminaram em um PB composto por 30 artigos não repetidos, com reconhecimento científico e alinhados à temática pesquisada. Nos resultados da análise bibliométrica foram evidenciadas as seguintes variáveis: (a) o autor mais relevante; (b) o artigo mais citado; (c) o periódico mais representativo; (d) o periódico que apresentou maior fator de impacto (SJR/JCR), e; (e) a palavra-chave de maior destaque no conjunto de artigos do PB. O resultado da presente pesquisa poderá contribuir com outros estudos na medida em que oferece subsídios para a formação das bases essenciais de um referencial bibliográfico sobre a avaliação do desempenho do compliance em âmbito organizacional, aliado à ética e integridade.

Biografia do Autor

Luana Cristina Medeiros de Lara, PPGA/UNISUL

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina - PPGA/ UNISUL (2022); especialista em Gestão Pública com habilitação em Políticas Públicas pelo Instituto Federal do Paraná (2014) e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Atualmente é Auditora no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Ademar Dutra, PPGA/ UNISUL

Professor titular e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGA/ UNISUL). Possui pós-doutorado pela Universidade de Valência - Espanha (2013/2014); doutorado em Engenharia de Produção (2003), mestrado em Engenharia de Produção (1998) e graduação em Administração (1988) pela Universidade Federal de Santa Catarina. É consultor, palestrante e Editor da Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios - REEN (PPGA/UNISUL). Realiza pesquisas científicas nas áreas de Avaliação de Desempenho e Metodologias Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). É líder do Grupo de Pesquisa Avaliação do Desempenho Organizacional e integra o Grupo Gestão Pública e Avaliação de Desempenho, ambos registrados no CNPq.

Downloads

Publicado

2023-08-08

Como Citar

Medeiros de Lara, L. C., & Dutra, A. (2023). AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO COMPLIANCE ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA INTERNACIONAL. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 10(3). Recuperado de https://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/437

Edição

Seção

Artigos