CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A REDUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR:
UMA EXPERIÊNCIA NO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O objetivo do presente estudo consiste em narrar a experiência docente enquanto supervisora de acadêmicos do Pibid na escola pública, em um trabalho voltado à diminuição da taxa de reprovação no 3º ano do ensino fundamental. A metodologia, de abordagem qualitativa, encaixa-se num estudo de caso. Os resultados apontam que: a) a presença dos docentes na escola é relevante, tanto para a sua formação como futuro docente, quanto para os alunos mediados; b) o Programa possibilita a articulação entre teoria e prática, num processo reflexivo, beneficiando a formação inicial e a formação permanente; c) o Pibid potencializa a prática colaborativa e o compartilhamento de saberes; d) a aprendizagem mediada pelo Programa contribui à modificabilidade cognitiva de ambos os envolvidos (docente e aluno), auxiliando na redução do fracasso escolar; e) o Pibid potencializa a inclusão. Podemos concluir, portanto, que os indicadores de reprovação se mostram minimizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os direitos, inclusive os de tradução são reservados. Os autor(es) autoriza(m) a Revista Reis publicar, na íntegra, o(s) resultado(s) do(s) seu(s) trabalho(s).