OS FATORES CRÍTICOS ASSOCIADOS À EVASÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO VARIÁVEIS SÓCIODEMOGRÁFICAS

Autores

  • Edilene Renkavieski Unisociesc
  • Marco Aurélio de Oliveira UNISOCIESC Joinville
  • Marcia Adriana Tomaz Duarte UNISOCIESC Joinville

Palavras-chave:

Ensino superior, Evasão cursos Engenharia, Evasão discente

Resumo

A evasão é definida como um fenômeno social bastante complexo, que acarreta a interrupção no ciclo de estudos. A evasão discente é um dos principais problemas educacionais. Neste contexto o objetivo deste estudo é avaliar o processo de evasão dos acadêmicos do curso de engenharia mecânica e engenharia de produção utilizando o questionário sóciodemográfico, determinando através de uma correlação quais seriam os fatores críticos que levam o aluno a evadir. A pesquisa foi realizada utilizando dados de indicadores de uma instituição de ensino localizada no município Joinville-SC. É uma pesquisa exploratória descritiva e quantitativa. A evasão é um problema em instituições educacionais públicas ou privadas, mais particularmente em instituições privadas, além do agravante social e acadêmico, a evasão causa impactos financeiros. Para atingir o objetivo, foi desenvolvido um procedimento de identificação de fatores e variáveis que podem causar a evasão. Realizou-se um levantamento com os desistentes da instituição, considerando o período entre os anos de 2012 a 2014. Estes dados foram confrontados com a literatura, levando em consideração os principais autores que estudam o tema. A ferramenta escolhida para a análise dos resultados foi a correlação estatística. Entre os fatores críticos relacionados à evasão educacional nos cursos de graduação, é possível mencionar as dificuldades financeiras que as pessoas enfrentam ao iniciar um curso de graduação, o excesso de viagens que o acadêmico precisa fazer geralmente por motivos profissionais de trabalho, as mudanças de endereço, a escolha de outro curso ou outra instituição e orientação vocacional, a não identificação com o curso e o abandono do curso por motivo de doença/saúde. Esse gerenciamento antecipado como questão fundamental que possibilita entender mais profundamente as causas da evasão, auxiliando com uma proposta de intervenção e apoio ao estudante caso haja necessidade.

Biografia do Autor

Marco Aurélio de Oliveira, UNISOCIESC Joinville

Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção – UniSociesc - Joinville

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Renkavieski, E., Oliveira, M. A. de, & Duarte, M. A. T. (2021). OS FATORES CRÍTICOS ASSOCIADOS À EVASÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO VARIÁVEIS SÓCIODEMOGRÁFICAS. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 8(2). Recuperado de https://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/277

Edição

Seção

Artigos