VERIFICAÇÃO DA CARGA DE RUPTURA DOS TIRANTES PELO MÉTODO DE VAN DER VEEN EM OBRA DE CONTENÇÃO RODOVIÁRIA EM ESTRUTURA CORTINA ATIRANTADA, ESTUDO DE CASO BR 376 KM 667+300 OBRA ÁREA DE ESCAPE

Autores

  • Dionatan Oliveira Centro Universitário UNISOCIESC
  • Mariana Marilyn Alecrim Centro Universitário UNISOCIESC
  • Guilherme de Luca Centro Universitário UNISOCIESC

Palavras-chave:

Cortina atirantada, Tirantes, Contenção, Protensão, Ancoragem

Resumo

Estruturas de contenção são obras de engenharia com a finalidade de promover a estabilidade de taludes contra a ruptura desses maciços. A proposta apresentada nesse trabalho foi verificar a carga de ruptura dos tirantes pelo método de Van Der Veen, através de dados obtidos na análise dos gráficos tensão x deformação adquiridos na protensão dos tirantes. Inicialmente, o texto apresenta os elementos constituintes da cortina atirantada e seu processo executivo, com ênfase em metodologias semi-empíricas para o pré-dimensionamento do trecho ancorado dos tirantes, elemento característico em estrutura de contenção pelo método cortina atirantada. Em sequência, foi apresentada a metodologia de Van Der Veen (1953) referente à obtenção da carga de ruptura do trecho ancorado, ou seja, a mensuração da extrapolação dos tirantes através da aplicação de sua formulação matemática, com os dados de tensão e deformação obtidos na protensão dos tirantes. Foram descritos os ensaios necessários nos tirantes conforme prescreve a NBR 5629, na etapa de execução a respeito da protensão dos mesmos, tais como, ensaio de recebimento, qualificação e fluência. Os dados técnicos necessários para o desenvolvimento desse trabalho, afim de atingir os objetivos propostos, foram coletados na empresa X. E as metodologias semi-empíricas de Souza (2001) e Falconi (2005) foram utilizadas para comparação com a metodologia utilizado em projeto, Costa Nunes (1987). Observou-se, portanto, que a discrepância nos resultados no comprimento do trecho ancorado está relacionada a particularidade de cada método. Quanto ao fator de segurança dos tirantes, obteve-se um coeficiente de 2,17 em relação a carga de incorporação do mesmo. Considera-se, portanto, que o objetivo inicial proposto foi alcançado, e que o estudo se mostra relevante para a área de conhecimento, diante da quantidade de obras de infraestrutura viária realizadas que contemplam a utilização de cortinas atirantadas pelo país e mundo

Biografia do Autor

Dionatan Oliveira, Centro Universitário UNISOCIESC

pesquisador

Mariana Marilyn Alecrim, Centro Universitário UNISOCIESC

Pesquisador

Guilherme de Luca, Centro Universitário UNISOCIESC

Professor e Pesquisador

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

Oliveira, D., Alecrim, M. M., & Luca, G. de. (2021). VERIFICAÇÃO DA CARGA DE RUPTURA DOS TIRANTES PELO MÉTODO DE VAN DER VEEN EM OBRA DE CONTENÇÃO RODOVIÁRIA EM ESTRUTURA CORTINA ATIRANTADA, ESTUDO DE CASO BR 376 KM 667+300 OBRA ÁREA DE ESCAPE. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 8(2). Recuperado de https://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/295

Edição

Seção

Artigos