CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A REDUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR:

UMA EXPERIÊNCIA NO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Patrícia Rodrigues de Almeida Universidade La Salle
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle
  • Louise de Quadros da Silva Universidade La Salle

Resumo

O objetivo do presente estudo consiste em narrar a experiência docente enquanto supervisora de acadêmicos do Pibid na escola pública, em um trabalho voltado à diminuição da taxa de reprovação no 3º ano do ensino fundamental. A metodologia, de abordagem qualitativa, encaixa-se num estudo de caso. Os resultados apontam que: a) a presença dos docentes na escola é relevante, tanto para a sua formação como futuro docente, quanto para os alunos mediados; b) o Programa possibilita a articulação entre teoria e prática, num processo reflexivo, beneficiando a formação inicial e a formação permanente; c) o Pibid potencializa a prática colaborativa e o compartilhamento de saberes; d) a aprendizagem mediada pelo Programa contribui à modificabilidade cognitiva de ambos os envolvidos (docente e aluno), auxiliando na redução do fracasso escolar; e) o Pibid potencializa a inclusão. Podemos concluir, portanto, que os indicadores de reprovação se mostram minimizados.

Biografia do Autor

Patrícia Rodrigues de Almeida, Universidade La Salle

Pedagoga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Psicopedagoga clínica pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Supervisora do Pibid na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos da Universidade La Salle Canoas. Fone: 3051-1557. 

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Doutora em Educação. Docente do Curso de Pedagogia e colaboradora do PPG Educação da Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos da mesma instituição. Fone: 3476-8532. 

Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle

Mestra em Educação e graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos da mesma instituição. Fone: 3476-8532. E-mail: 

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Rodrigues de Almeida, P. ., Susana Jung, H. ., & de Quadros da Silva, L. (2021). CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A REDUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: : UMA EXPERIÊNCIA NO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 8(2). Recuperado de https://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/276

Edição

Seção

Artigos